quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Tragédia Particular

Estou assistindo o filme do Supercine deste sábado, o qual me desperta feridas de um passado que eu nunca esqueci.O tema é correlato. Estou tão absorto e ligado que, agora mesmo que terminou corri para abrir o computador e registrar essas impressões urgentíssimas. O filme: o conhecido " Serendepity ", vertido para português como " Escrito Nas Estrelas".Conta a história de um casal jovem que se conhece acidentalmente numa loja de departamentos de uma cidade americana, e, após uma breve conversação, sentem uma irresistível afinidade mútua, logo estabelecendo um vínculo de compromisso. Mas depois daquele dia, cada qual toma um rumo diferente ficando separados por um longo tempo. O interessante na história é que no futuro esse casal vai se reencontrar, e o destino arma mil e uma artimanhas para isso acontecer, provando que um nascera para o outro e que os seus caminhos estavam unidos para sempre, " escrito nas estrelas " e nada podia mudar

O jovem chamava-se Johnatan Tragger, e a moça Sarah Thomas. A parte mais emocionante do filme é quando eles se reencontram na mesma cidade depois de uma série de contratempos e coincidências.

O filme fez-me pensar no fato de que cada um de nós tem a nossa "cara metade", e o destino mais cedo ou mais tarde acaba no-la revelando. Mas a vida agitada de hoje não permite que pautemos nossa existência acreditando em "final feliz": não há lugar para contos de fada nas perspectivas do século XXI - e romantismo já era faz um tempão! Nunca aconteceu comigo achar a minha alma gêmea, ainda que eu tenha feito um grande esforço na procura ao longo de toda a minha vida; e agora que estou dando meus primeiros passos na primeira velhice é praticamente IMPOSSÍVEL encontrar esse " elo perdido " da minha evolução. Ou quem sabe já o tenha achado e, por motivos alheios ao meu conhecimento, desapareceu como chegou... O fato é que, dos inúmeros relacionamentos que tive na vida só colhi dissabores, decepções, amarguras. E isso falando até no plano dos relacionamentos outros, que não homem-mulher. Alguém já disse que o destino somos nós quem o fazemos e eu creio muito nisso. Mas de repente o tempo passa, e a gente se vê completamente frustrado em todas as conquistas, não há o mínimo galardão, e nos vemos sem condições de encontrar a nossa " Sarah Thomas ", e mesmo que invariavelmente direcionemos nossos passos nesta busca todo encanto nela se torna inúti; morto. O destino ´e craque em afastar de nós as pessoas que amamos
, que sequer se lembram que existimos.
Voltei no tempo, depois do filme,tecendo na memória essas frívolas considerações. Lembrei-me da menina de 12 anos de idade que eu conheci na escolinha onde fui trabalhar no início dos anos-80, escola essa situada no mesmo bairro onde eu morava. Seu nome já o revelei em postagens anteriores, MASLOWA PATRICIA DE ARAUJO FONTELES - a criatura mais meiga e gentil que eu conheci! Quando a vi pela primeira vez, desfilando na secretaria da escola trajada de Branca de Neve, me apaixonei logo, e ainda hoje, mais de 20 anos depois disso, ela ainda permanece em mim do mesmo modo, e eu não posso deixar de alimentar a idéia de que a vida vai nos reaproximar, como no filme acima citado.
E como coincidências acontecem todos os dias, estranhas coisas começaram a se suceder depois que nós nos separamos. Tudo são conjeturas, porém permeadas de teor verdadeiro. Quando eu passava por locais onde alguém inadvertidamente pronunciava seu nome, eu aguçava minha curiosidade, mas tudo analisava para não sair da realidade, concluindo que tudo era uma grande bobagem.
Agora o tempo é o presente, eu resolvi agir, criar o meu próprio destino, ou pelo menos tentar.Raciocinando com o pensamento de um detetive, após alguns contatos telefônicos o impossível aconteceu: consegui localizá-la.Liguei para a loja onde ela trabalhava graças às informações coletadas de sua madrasta que mora aqui mesmo em Fortaleza, a qual me revelou todos os detalhes do status pessoal de Patrícia: ela é uma alta funcionária da loja h.stern - disse a madrasta - e bingo! foi só achar o número dessa empresa no catálogo e obter as informações mais específicas.
Na primeira ligação que eu fiz, ficamos conversando animadamente por longos minutos. Para ela uma surpresa grande, para mim uma alegria inenarrável - poder ouvir sua voz depois de tanto tempo! Chegamos atrocar confissões bem pessoais, inclusive eu cantei um trechozinho da canção " Wish You Were Here " do PINK FLOYD, que ela disse apreciar muito.

Continua na próxima postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário