terça-feira, 11 de agosto de 2009

O Conto do chip quebrado

Outro dia um amigo me veio com um celular para vender, e eu fiquei muito entusiasmado,decidido a comprá-lo. Não tanto pela beleza do aparelho - ele era um SANSUMG concha, pequeno e frágil, mas por causa dos "Bônus" que ele continha, pois precisava de um aparelho pré-pago - a cartão - pois falava demais no meu pós-pago e acabava pagando excedentes.
Comprei-o logo!
Na verdade, com o advento da tecnologia móvel muito me surpreende o fato de que existam cartões para se telefonar, e orelhões espalhados pela cidade.As operadoras inventaram os "bônus"!, técnica de marketing não para adicionar mais clientes mas pura e simplesmente para ganharem mais dinheiro dos incautos faladores.
- E como é esse bônus? perguntei ao amigo antes de adquirir o aparelho com chip e tudo por apenas R$ 70,00. " Bem " - disse ele - " você fala um minuto e ganha 10, acumulados até o final do mês, tanto para celulares da mesma operadora como para fixos do mesmo DDD." Jóia! - pensei. E tasquei em suas mãos aquela quantia estipulada.
De fato, foi um ótimo negócio. Inserindo créditos continuamente, para cada minuto falado ia ganhando mais 10, e eram tantos minutos se acumulando que até emprestava o celular para outras pessoas ligarem, e ainda sobravam "bônus"! Mas as operadoras não são burras, não! Depois de seis meses de uso a mamata acabou, e se eu quizesse renovar os bônus teria que ligar para saber das novas promoções. E agora as coisas mudaram: os bônus não eram mais cumulativos - passando da meia-noite aqueles dez minutos expiravam, e, se eu não os usasse, perdia-os! E haja a inserir créditos; semanalmente, eram R$ 40,00 que eu colocava, enriquecendo a operadora e o jornaleiro da praça. Mas aí a famigerada operadora resolveu " bolar " outra técnica para " faturar " minha grana: inventou novos bônus, desta vez cumulativos novamente - para cada minuto falado eram 10 minutos de bônus ( tudo igualzinho ao plano anterior ) só que da seguinte maneira: 70% para a mesma operadora, e 30%para fixos do mesmo DDD. E lá ia eu inserindo mais R$ 40,00 de crédito toda semana - de novo! Resultado: acabei acumulando 199 minutos de bônus para celular da mesma operadora ( e eu não conheço ninguém que tenha um compatível - como iria ligar? ) e 0 (zero) minutos para fixos. Só tem um caminho! - pensei com meus neurônios: quebrar a droga desse chip e deixar o aparelho na parte mais alta da minha estante como peça de museu. E foi o que fiz - com ele, já são 6!
Bônus, nunca mais! É melhor pagar um plano real - ou calar a boca para sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário