domingo, 18 de outubro de 2009

A Reforma da Previdência

A comissão especial acaba de votar os ítens da Reforma da Previdência, nesta quarta-feira, dia 23 de julho de 2003, tema de grande importância na conjuntura política e social da nação. Não quero fazer aqui comentários sobre a questão, mesmo porque eu não sou analista político, apenas salientar que muito me chamou a atenção durante esses acontecimentos a emoção exarcebada do Sr. Presidente da Câmara dos Deputados - cujo nome não me lembro agora - dizendo em tom alto: " eu espero que tudo acabe bem ! ".
São coisas difíceis de compreender. A classe trabalhadora, outrora bandeira do PT ( partido majoritário no país atualmente ) não anda satisfeita com essas reformas. Quanto a mim, muito menos; tanto eu quanto os demais trabalhadores no serviço público, sem falar nos aposentados, fomos atingidos por ela. Apesar de não conhecer a lei minuciosamnete, creio assim não termos sido beneficiados em absolutamente nada. PT hoje significa tão somente " Partido dos Traidores ", e olhem que só tem 6 meses que o Lula assumiu.
Nosso sindicato, poderosíssimo por sinal vive batendo firme nestas questões, e acaba de deflagrar mais uma greve com justificadas razões. Participei nesses três primeiros dias, e o comando assinala uma intensificação para a próxima semana, no ato da visita do Presidente Lula ao Ceará, para a reestruturação da SUDENE. Talvez eu não vá, porque penso ser melhor ir trabalhar como está fazendo a grande maioria dos funcionários da FUNASA - a adesão a esses movimentos é bem pequena, ultimamente.
Na verdade, não sou de me envolver nessas lutas de classes. Éum jogo muito perigoso, mas toda conquista social sempre surgiu delas, e a pópria história do Presidente Lula é um exemplo claro. Mas não é esse o meu caminho.
Aprendo muito nessas ocasiões, apesar de tudo, por isso gosto de participar " isolado". As grandes mentes que movimentam a história social do país estão dentro desses setores. Fiquei muito impressionado, por exemplo, com a palestra do Sr. Amadei nesta quinta-feira, dia 24 de julho de 2003, no auditório da DFA. O sujeito é um profundo conhecedor da situação político-social do país atualmente, e nessa palestra discorreu sobre muitos ítens da tal Reforma da Previdência e a conclusão, obviamente, foi que, nociva para a sociedade e a classe trabalhadora, ela é apenas um acordo firmado entre o governo e as grandes elites, ou sejam: os banqueiros, os grandes empresários, o FMI e a própria classe política.
Num momento de descontração, a reunião no IBAMA hoje foi bastante interessante. Um líder daquele órgão imitou direitinho o nosso presidente, enfatizando na breve apresentação tópicos negativos da reforma em questão.
O SINTSEF - nosso sindicato maior - reuniu todos os servidores presentes ao movimento desde o início, pagando o almoço inclusive.
Estamos em julho. O Fortal está aí para infernizar o pessoal que mora na Beira-Mar, e os roqueiros não ficam atrás com o já também tradicional " FORCAOS".

Nenhum comentário:

Postar um comentário