segunda-feira, 5 de outubro de 2009

A Nova Era do Gelo ... Derretido

E finalmente a chuva chegou, depois de meses com o sol escaldante a nos derreter o quengo! E lá veio ela! Calma, sorrateira, abençoada! E calamitosa!
Chove a cântaros, agora.
Em Brejo Santo, cidade do interior cearense, dias atrás houve uma ventania tão grande que causou enormes prejuízos. Dizem que lá choveu quase 200 mm, e eu vi pela televisão animais sendo arrastados pela correnteza feroz.
Na realidade, até um acontecimento simplório como esse é um reflexo natural da ação humana no planeta, interferência direta no clima que produz muitas vezes catástrofes devastadoras - o Katrina, por exemplo! As transformações pelas quais a Terra está passando nos faz vivermos hoje num clima ( ôps! perdoem a comparação ) de medo e apreensão, pelo que iremos ver daqui a dez, quinze anos, e isso é uma questão seríssima!Estamos real e deliberadamente destruindo a nossa única morada possível no Universo, em nome do progresso e da civilização. Cadê a nossa sensatez? Que espécie de seres somos nós que não sabemos nem sustentar o equilíbrio natural para garantir um futuro mais digno para a nossa próxima geração?
Hoje mesmo vi no Jornal Nacional a reportagem a respeito do derretimento das geleiras do Oceano Ártico, fator que influi diretamente no clima do resto do mundo, mudando drasticamente as atividades humanas relativas à sobrevivência da espécie. Na maior ilha do planeta, a Groenlândia, o derretimento da camada de gelo está se processando num rítimo assustador, devido ao aquecimento global - o "velho " efeito estufa! As projeçõe são alarmantes. Em 90 anos, todas as cidades costeiras vão desaparecer se o processo atual não for freado. Por isso tudo penso que a Terra, o planeta em que vivemos, caminha para uma situação crítica, mas não acredito em destruição total. Toda era apocalíptica é apenas uma passagem de ciclo evolutivo da História, jamais houve uma destruição completa e absoluta da civilização a nível global - e não venham me falar do dilúvio! Mas a verdade é que, de fato estamos vivendo um período crítico da nossa espécie, acho até que um novo sistema vai aparecer para remover este sistema atual, algo como a transição entre as idades históricas, da Idade Média para a Idade Moderna, por exemplo, e o primeiro passo já foi dado: aconteceu em 11 de setembro de 2001 quando o " grande sistema vigente " foi duramente abalado. A nossa civilização condenou-o, classificando o ato de terrorismo, e realmente foi! Nada justifica a matança deliberada de milhares de pessoas inocentes. Sob esse ponto de vista, muitos questionamentos surgem - perdoem-me a mudança de assunto abrupta. Mas, e quanto a Hiroshima/Nagasaki? Como devemos classificar aqueles atos? Heroísmo? Justificá-los como necessários para acabar com a Grande Guerra Mundial? Não. Foram atos da mais sórdida e explícita covardia, pior que os atos do 11 de setembro em Nova York! Os sistemas políticos são vertdadeiros detratores das grandesas da Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário