segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Notícias do Mundo Contemporâneo

Hoje é dia 07 de abril de 2004, dia mundial da Saúde. Mas o mundo está doente. Todavia, busquemos as notícias positivas. Eis uma delas: acaba de ser aprovada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a vacina Leishmune, que é a primeira vacina no mundo contra a LEISHMANIOSE VISCERAL ( a popular "barriga-d'água " ) terrível zoonose que faz parte da lista das doenças de notificação obrigatória ao Ministério da Saúde, e está entre as seis (6) maiores endemias do mundo.
Eu fico muito contente com essa conquista da medicina pois já trabalhei muito nessa campanha e gosto de cachorro. Sabemos que o nosso estado, o Ceará, é um dos mais afetados por essa doença.
A criação desta vacina vai portanto evitar muitas mortes de cães, os hospedeiros do parasita causador do mal. A fabricação em escala industrial e a comercialização serão de responsabilidade da FORD DODGE SAÚDE ANIMAL, um dos maiores laboratórios veterinários do país e presente em 146 países. O número para maiores informações é 0800 701 9987, ou pelo site do laboratório: www.forddodge.com.br .
A O.M.L. por outro lado divulgou números alarmantes com relação àquilo que é, segundo o próprio órgão, a causa maior de mortes hoje em dia. Não são as armas de fogo. Não são as catástrofes naturais. Não são as doenças - são os acidentes de trânsito! Eu que nunca aprendi a dirigir carro, sinto-me hoje em decorrência de fatos como este totalmente sem a menor vontade de aprender, principalmente agora que caminho para a velhice. Mas sou totalmente dependente desse meio de transporte que, queiramos ou não, é tão útil quanto o ar que respiramos. A culpa dessa realidade trágica todavia não é dos veículos mas tão somente da pessoa que os guia - algo semelhante ao que acontece com o comportamento e ação brutal de cães ferozes.
Vejamos os números dessa estatística hedionda.
Um mihão e duzentas e cinquenta mil ( 1. 250. 000 ) pessoas morrem por ano no mundo todo, sendo três mil ( 3. 000 ) por dia; no Brasil, que ocupa o quinto lugar no ranking mundial, são trinta mil ( 30.000 ) mortes por ano, e 80% dessas mortes são homens!
E os crimes? No âmbito nacional, o mais novo escândalo é o caso do assassinato de um famoso empresário paulista do ramo da produção de vídeos e filmes. Supõe-se que ele e a espôsa foram mortos pelo próprio filho, de nome Gil Rugai, que, após cinco dias do delito apresentou-se ao 77 DP e foi interrogado por uma equipe de delegados, não assumiu o crime, mas confessou que falsificara cheques com a assinatura do pai - vai ficar 15 dias em prisão temporária, aguardando julgamento.
Na política internacional, a coisa tá feia! Penso que um acontecimento de grandes proporções vai um dia ter lugar ali mesmo, no Oriente Médio, envolvendo palestinos, sírios, iraquianos. Israel acaba de matar o terrorista líder do HAMAS, um velhinho todo torto que eu vi dando entrevista a um repórter da BBC de Londres, passou no Fantástico duas semanas atrás. Os palestinos prometem retaliação.
No Iraque a situação é tão conturbada que já se fala que ali está em plena ascenção um " novo Vietnam ", batata quente para o presidente americano atual. Não é prá menos. Só de domingo para cá, mais de 100 pessoas já morreram em ataques radicais, dentre as quais dezenas de soldados americanos. As forças de resistência, contrárias à ocupação do Exército americano promovem diariamente atentados, numa guerra que parece não ter fim, e se tornou o principal conflito do mundo contemporâneo. O Iraque literalmente está em chamas!
O presidente Lula anda caindo de popularidade, perdeu 6 pontos de uns meses para cá, e isto é um tópico bastante relevante na política nacional.
Vem aí o novo salário-mínimo - não deve chegar aos 300,00. Para nós, funcionários públicos, quer o governo dar entre 12,85 a 32,27% - fala-se numa nova greve nacional. Os militares foram excluídos desse reajuste, e a reforma do Judiciário em nada agradou os magistrados.
São Paulo vive uma das maiores enchentes do ano!
Assim caminha a Humanidade!

Nenhum comentário:

Postar um comentário